Samara Andressa (Jornalista)
Sobre o software (escrito pela mãe de Samara):
O software é muito bom, intuitivo e fácil de usar. Na digitação, ele faz a varredura em uma velocidade boa, deixando o 'digitar' bem dinâmico. Com a função do mouse, também funciona da mesma forma. A varredura na vertical e horizontal facilita muito e atende às necessidades.
Na digitação de textos e em sites (Facebook, por exemplo) que é a forma que a Samara usaria quase 100% do tempo, o software também funciona muito bem, porém precisa dividir a tela em 2 - metade 'word', metade 'teclado'. Mas é só questão de acostumar com a tela pela metade.
Sobre o acionador (escrito pela mãe de Samara):
Muito bom também. Ele não é tão sensível, nem tão duro. Testamos em várias parte do corpo (mão, perna, rosto, cabeça...). Na perna, não deu muito certo por conta dos espasmos que a Samara tem de vez em quando. Na mão, ela conseguiu controlar bem, mas aos poucos ela ir perdendo a postura e ficando toda torta e travada, além de 'perder a noção' da posição do acionador.
Por fim, o melhor mesmo é a cabeça. Com o acionador na cabeça, a postura dela ficou bem legal e ficou fácil de controlar. A questão agora é como fixar o acionador, mas nada que alguma gambiarra não resolva.
Impressão da Samara (escrito por ela):
O capacete é pesado (ela usa um capacete de bicicleta com uma ponteira de 40 cm para escrever tecla a tecla, desde a infância), tenho que ficar com a cabeça abaixada e não consigo digitar e ver na o acionador, é bem mais confortável, menos cansativo, minha postura é mais ereta, além de eu poder digitar e ver ao mesmo tempo. O acionador é bem pequeno e esteticamente eu fico mais bonita. Mas se ele fosse um pouco maior, eu poderia tocá-lo mais facilmente em vários pontos e assim não perder o tempo da varredura (aumentar a superfície de contato). Acredito que meus ganhos de postura, agilidade, rapidez e conforto poderão ser maiores quando eu tiver dominado o software.
Doutora Ana Amália Bastos Barbosa
Sobre o software:
Sobre o Teclaut: