top of page

We developed a fully analogical interface using the open source ACAT software (Intel) (former software used by Sephen Hawking with some updates). Thus, Ana Amália optimized her art teaching and Samara accelerated her journalistic writing. Both are able to browse on the Internet (including Facebook), write, speak (reading text in sequence to writing), make presentations in PowerPoint and other actions on the computer.

Coordination, design and implementation: Dr. Rosangella Leote (UNESP, Brazil)

             TECLAUT é uma interface adaptável para comunicação especial, aplicável ao uso de softwares que utilizem inputs individuais, a partir de mouse ou teclado. É do tipo atuador analógico, customizável para diversas deficiências severas como paralisia cerebral e síndrome de locked in. Funciona para o uso do software ACAT, da Intel, de código aberto. O projeto resultou em patente e transferência de conhecimento (duas já solicitadas e outras duas em fase de projeto).

               Dois resultados significativos nos emocionam: Ana Amália Tavares Bastos Barbosa (síndrome de locked in) e Samara Andressa (paralisia cerebral) passaram a utilizar o dispositivo. Ambas estão podendo navegar na internet (inclui Facebook), escrever, falar (leitura de texto em sequência à escrita), fazer apresentações em Power Point e uma série de outras ações no computador. Assim, Ana Amália otimizou seu ensido de arte e Samara acelerou sua escrita jornalística. Como o aparato é de tecnologia aberta e de baixíssimo custo, esperamos, em 2017, investir na sua divulgação Nacional e Internacional para distribuir a tecnologia e alcançar as comunidades e usuários mais carentes. Já temos, discutida informalmente, uma possibilidade de disseminar a proposta na África (Namíbia) através da Finlândia, com o sociólogo finlandês Mika Rönkkö.

POTENCIAL


            Seu potencial de alcance social é imenso, pois além de ter o software compatível gratuito e poder ser feito por um amador, as associações para deficientes, ONGs e outros equipamentos sociais podem convocar as famílias, atendentes sociais, amigos e outros colaboradores para montagem do dispositivo em conjunto, atendendo todos os pacientes com capacidade cognitiva e algum movimento corpóreo, pois ele é altamente customizável e requer cerca de uma hora para realização. Pode ser usado como atividade de classe para ação cidadã dos estudantes nas escolas, auxiliar na alfabetização de deficientes, inclusive auditivos (parcial) se usados equipamentos de reprodução de som sem fio, via osso zigomático (malar).

ABOUT / SOBRE

bottom of page